quinta-feira, 19 de junho de 2014

Vinte e sete

O que é que posso dizer agora que possuo a idade em que se foram  Jim Morrison, Janis Joplin, Kurt Cobain e Amy Winehouse, e que tantos outros passaram sem terem chegado a lugar algum? Aos vinte e sete, certamente posso dizer que ainda tenho muito a aprender, mas que já deu pra notar bastante coisa. Entre elas, que dedicar a vida a melhorar a vida dos outros pode ser e é muito gratificante, mas também angustiante e desgastante. Achar que pode ser um anjo da guarda por vezes te priva de tua própria identidade, e pensar que pode fazer sempre o melhor o tempo todo te torna um personagem, uma caricatura, querido pela maioria, mas um escravo alimentado pelo bem querer dos outros.


Definitivamente, há coisas que dependem de você e coisas que não dependem de você. Não vale a pena tentar mudar nas pessoas algo que VOCÊ pensa que elas tem de mudar. Nada muda se as pessoas não quiserem. Respeite o tempo de cada um; todos estão em estágios diferentes da mesma caminhada. E não fantasie e tente resolver problemas ocultos das outras pessoas, já há problemas o suficiente; se algo tiver de emergir, vai emergir.

 
Posso dizer que o excesso de álcool pode causar muito mal, assim como qualquer outra droga, e quando você deixa ele tomar conta da sua vida, também deixa de ser as coisas que você mais valoriza. Posso dizer que a vida com certeza é boa; às vezes estamos bem, às vezes nem tanto, às vezes tudo parece um grande bosta. Mas como tudo na natureza, nossa vida é feita de ciclos e, por mais que pareçam infinitas as tempestades, vale ter fé e esperar que passem.


Se pudesse dar conselhos, eu diria: tenha grandes esperanças. Seja corajoso, leia bastante e conheça o mundo. Peça desculpas mesmo achando que está certo, as vezes as pessoas não estão preparadas para enxergar o que realmente é certo. Da mesma forma, vale a pena perdoar, e isso não quer dizer que tenha de ser permissivo. Beba bastante água, faça exercícios regularmente, coma bem, mas note que ficar pensando bobagem faz mais mal do que comer besteira. Isso porque o que nos torna seres humanos não é nosso corpo, e sim o que está dentro dele e não pode ser visto e nem mensurado. Alma não tem sexo e nem idade. A juventude é característica daquele que tem o poder transformador, seja do mundo, ou de si mesmo, o que no fundo, são a mesma coisa.
Se eu pudesse dizer apenas uma coisa, eu diria: Ame.

8 comentários:

Anônimo disse...

QUE PESSOA LINDA!!!!

Anônimo disse...

Você existe?

Anônimo disse...

Não desanime! Foi o conselho que recebi!

Anônimo disse...

Ola,

A cada texto que leio me emociono bastante, fico com os olhos cheios de lágrímas.

Anônimo disse...

Faz uma gentileza para mim? Nunca deixe de escrever, continue sempre com seu blog!Ainda não consegui ler tudo, pois é muita coisa,mais estou adorando!

Anônimo disse...

Sabe o que me impressiona? Você é tão jovem e pelo que já li você é uma pessoa incrível! Gosto de ler aos poucos pois assim aproveito melhor essa sua grande sabedoria!

Anônimo disse...

voltando um pouco atrás.....Dei muita risada com a primeira sutura, preguicite aguda,com a fila no banco Essa fase de ser estudante universitário é única na vida e deixa saudades.Sei bem disso pois tenho dois filhos. Só que agora você é um médico. Entrou mais para a realidade. Lida com a dor e sofrimento todos dias. Nada fácil. Você jamais poderá ser o anjo da guarda de todos, não poderá salvar a todos....é impossível.

Anônimo disse...

Cadê OX7 nosso de cada dia?

Seguidores

Quem sou eu

Médico da atenção básica de Sombrio - Santa Catarina. Escreve para o site da prefeitura, neste blog e eventualmente em outro veículos. Estuda filosofia. Toca violão e alguns outros instrumentos, nenhum verdadeiramente bem.